No dia 25 de setembro foi realizada reunião na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com intuito de tratar dos problemas internos da maternidade e de toda a problemática atual da assistência obstétrica no estado.
Estiveram presentes a presidente da SGGO Zelma Bernardes Costa, juntamente com o presidente da AMG Rui Gilberto Ferreira e o diretor financeiro Waldemar Naves do Amaral, a Secretaria Estadual da Saúde, representada pelo superintendente de gerenciamento das unidades assistenciais de saúde, Deusdedith Vaz e os diretores administrativo e geral da Maternidade, Marco Aurélio Sandre e Akira Sado o chefe do serviço de Ginecologia e Obstetrícia da unidade, Belchor Rosa Calaça Júnior, juntamente com inúmeros médicos do corpo clínico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
Foram discutidos vários assuntos, como a atual postura do governo federal frente à prática médica no país, a necessidade do plantão de obstetrícia nas maternidades, a cobrança da disponibilidade obstétrica e as dificuldades para a manutenção do atendimento dentro da MNSL. No encontro o representante da Secretaria Municipal de Saúde deixou claro que no máximo dentro de 30 dias a maternidade será administrada pela OS (Organização Social).
A SGGO faz reflexão sobre a reunião: “É lamentável tal política de prioridades no estado de Goiás. É impressionante vermos profissionais, que representam verdadeiras jóias dentro da medicina como os colegas Drs. Antônio Carlos Gusmão, Suzete Assis de Oliveira, José Tavares de Morais Filho, Rosa Maria do N. Gonçalves, Teresa Cristina de Oliveira, Pedro Sebastião Rodrigues, Domenico Antônio Paolini, Divaldo Matos Santana, Vânia Neiva C. Santana, Almerita Risério Borges, Bruno Granieri, Humberto Carlos Borges, Jeane Lustosa, Maria Geralda Damasceno, Joana D’arc F. do Carmo, Carlos Augusto de B. Rios, Luiz Rodrigues Fernandes, Ricardo Augusto B. Medeiros, entre outros”. Tendo que disponibilizar dinheiro do próprio bolso para manter tal unidade de saúde funcionando. Vale ressaltar que o corpo clínico da MNSL tem desempenhado importantíssimo papel no atendimento da população e na formação de profissionais médicos há mais de 40 anos.
A SGGO com satisfação recebe o Dr. Belchor Rosa Calaça Júnior para ser o delegado da MNSL dentro da SGGO servindo de porta voz de todo corpo clínico da maternidade.
Publicado em : 01/10/2013