A Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia parabeniza o ginecologista e mastologista Prof. Dr. Juarez Antônio de Sousa por sua posse na Academia Goiana de Medicina, no dia 10 de junho de 2022. “Fazer parte desta Academia me coloca ao lado de ilustres pares que aqui chegaram por força de uma vocação humanitária e científica, pilares da carreira médica. Sinto-me jubiloso e comprometido em integrar-me, de corpo e alma, aos objetivos maiores e estatutários que norteiam esta Agremiação”, agradeceu.
O Dr. Juarez tomou posse como titular da cadeira nº 30, que tem como patrono o Acadêmico José Lima Pedreira de Freitas, como fundador o Acadêmico Anis Rassi, e como titular o Acadêmico Lindomar Guimarães de Oliveira. “Ao citar os ilustres acadêmicos que pertenceram à Cadeira que ora ocuparei, me dou conta da dimensão da honraria e responsabilidade ao ser nela empossado. Presto, pois, o juramento de tudo fazer por merecê-las”, falou Dr. Juarez em seu discurso durante a solenidade de posse.
Parabéns ao colega Juarez Antônio de Sousa pela merecida e honrosa missão junto a Academia Goiana de Medicina!
Confira o discurso completo:
Cumprimentos às autoridades,
Ilustríssimos Confrades e Confreiras membros desta Academia Goiana de Medicina que, honrosamente, passo a integrar.
Prezados colegas médicos, meus familiares, amigos, estudantes de medicina e convidados.
Com estas saudações, dirijo meus cumprimentos iniciais a essa plêiade de renomados expoentes da medicina, laureados por esta Confraria e aos convidados que abrilhantam a presente solenidade.
Agradecido estou pela honraria que ora me confere a Academia Goiana de Medicina, mediante aprovação do meu nome, por indicação de seu ilustre presidente, Dr. Natalino da Cunha Peixoto, a quem expresso meu respeito e gratidão.
Fazer parte desta Academia me coloca ao lado de ilustres pares que aqui chegaram por força de uma vocação humanitária e científica, pilares da carreira médica.
Sinto-me jubiloso e comprometido em integrar-me, de corpo e alma, aos objetivos maiores e estatutários que norteiam esta Agremiação.
Ressalto, em paralelo a esta felicidade, a humildade com que a recebo, em face da notoriedade dos titulares de todas as 40 cadeiras desta Casa, de seus respectivos Patronos e Fundadores, e dos seus acadêmicos Eméritos, Honorários e Beneméritos.
Pertencer a esta Academia representa, para mim, o ponto mais alto, o ápice da aspiração de um médico que se dedica com amor e competência ao exercício da profissão, em suas variadas especialidades, magistério, pesquisas e produções científicas. É o reconhecimento pelo mérito e dedicação. É um grau superlativo que enobrece a alma e a dignidade.
Assim me sinto hoje!!!!!
Ao ocupar a cadeira de número 30, rendo minhas homenagens ao seu ilustre Patrono – Dr. José Lima Pedreira de Freitas, ao igualmente ilustre, seu Fundador, Dr. Anis Rassi, e ao seu último titular – o saudoso Professor Dr. Lindomar Guimarães Oliveira que, de forma precoce, nos deixou recentemente.
O Dr. José Lima Pedreira de Freitas, Patrono desta cadeira, formou-se em 1941 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Realizou aperfeiçoamento na Escola Paulista de Medicina e curso de pós-graduação em saúde pública nos EUA, onde obteve o título de Sanitarista.
Em 1943 ingressou no Departamento de Parasitologia da Faculdade de Medicina de São Paulo e, 10 anos após, transferiu-se, na qualidade de professor adjunto, para o Departamento de Parasitologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Publicou cerca de 70 trabalhos originais e realizou dezenas de conferências abordando não só questões referentes à doença de Chagas, como também às verminoses, malária, moléstias transmissíveis, cultura e ensino médico.
O Dr. Anis Rassi – Acadêmico Fundador desta cadeira de número 30, nasceu em Vianópolis-GO. Foi o nono de uma prole de 10 filhos, dos quais ele e mais quatro se graduaram em medicina. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, a famosa Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, a exemplo de seus irmãos.
Especializou-se em cardiologia na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Em São Paulo fez especialização na Faculdade de Medicina da USP.
Em 1955, já instalado em Goiânia, iniciou sua atividade profissional na Casa de Saúde Dr. Rassi, passando depois pelo Hospital Rassi e em seguida pelo Hospital São Salvador.
Fez parte do grupo de fundadores da Faculdade de Medicina da UFG, criada no início da década de 60, onde ocupou o cargo de chefe do Departamento de Clínica Médica, entre 1962 e 1968. Desde o início de sua carreira dedicou-se ao estudo da Doença de Chagas em suas fases aguda e crônica, tendo apresentado mais de 300 trabalhos em congressos no Brasil e no exterior.
Devido ao seu grande interesse pela Doença de Chagas, tornou-se consultor da Organização Mundial da Saúde.
Foi diretor presidente e fundador do Hospital Anis Rassi, que leva o seu nome.
E, nesta noite, quero fazer menção especial ao Dr. Lindomar Guimarães Oliveira, último titular da cadeira de número 30. Tive a oportunidade de participar com ele da organização de vários eventos científicos, em especial, o Congresso da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia sobre Osteoporose, sua área de atuação por excelência, dentro da Ortopedia. Fui um privilegiado por desfrutar da sua convivência.
Dr. Lindomar nasceu na cidade de Natividade (TO). Formou-se em Medicina em 1974, na UFG; fez Residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Fez ainda, pós-graduação na Suíça e Inglaterra.
Autor de inúmeros trabalhos científicos, foi membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Densitometria, Traumatologia e Ortopedia, Presidente da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Desempenhou atividade profissional nos Hospitais
Santa Rosa, Santa Genoveva, São Salvador e Integrou o Conselho de administração da Unicred-Sicoob.
Tenho certeza de que o Dr. Lindomar se faz presente entre nós nesta noite de júbilo, na pessoa da sua esposa, a advogada Dra. Clara Lúcia Rassi Guimarães, que o acompanhou em sua trajetória médica, assim como de seus filhos, Lindomar Filho, médico; Maria Letícia, odontóloga e Mara Lúcia, médica, além de 2 netas e 3 netos. Agradeço todo o carinho e rendo minhas sinceras homenagens aos seus familiares e expresso o meu agradecimento, por tão preciosas presenças.
Ao citar os ilustres acadêmicos que pertenceram à Cadeira que ora ocuparei, me dou conta da dimensão da honraria e responsabilidade ao ser nela empossado. Presto, pois, o juramento de tudo fazer por merecê-las.
Rendo também minhas homenagens aos dirigentes desta Casa, iniciando pelo seu primeiro presidente – Prof. Dr. Celmo Celeno Porto, que em conjunto com o Dr. Luiz Rassi, Dr. Joffre Marcondes Rezende, Dr. José Normanha e Dr. Georthon Philocreon, vislumbrou a importância desta Academia para a comunidade médica e para a sociedade goiana como um todo. Em seu discurso, à época, Dr. Celmo comparou o nascimento desta Academia ao plantio e desenvolvimento de uma árvore. Ele esteve à frente do plantio, que resultou nessa frondosa Agremiação. Gostaria de citar os demais Presidentes, que tanto dignificaram essa academia: Dr. Luiz Rassi, Dr. Jofre Marcondes, Dr. Georthon Philocreon, Dr. Jorge Dourado, Dr. Roberto Daher, Dr. Osvaldo Vilela, Dr. Carlos Inácio de Paula, Dr. Argeu Clóvis de Castro Rocha, Dr. Joaquim Caetano de Almeida Neto, Dr. João Damasceno Porto, Dr. Vardeli Alves de Moraes, Dr. Nílzio Antônio da Silva, Dr. Lindomar Guimarães Oliveira, chegando ao atual – Dr. Natalino da Cunha Peixoto, renomado e reconhecido por sua competência e toda uma vida como um verdadeiro maestro da cirurgia do aparelho digestivo em Goiás e fora de seus limites.
Dr. Natalino, nascido na cidade de Salto da Divisa (MG), formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Ainda acadêmico, foi monitor da Cadeira de Anatomia Topográfica e Técnica Operatória.
Fez residência e pós-graduação no serviço de cirurgia do professor Doutor Gonzaga Pimenta, na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Especializou-se em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Videoendoscópica. Recentemente, participa do curso de Cirurgia Robótica em SP.
Foi chefe do Departamento de Cirurgia do Hospital Geral de Goiânia (HGG) e Diretor Clínico do Hospital Santa Helena, tendo diversos trabalhos científicos de relevância publicados. Uma vida dedicada ao Hospital Santa Helena de Goiânia.
Ter sido indicado para esta Academia pelo Dr. Natalino, para mim, é um motivo de eterna gratidão. Expresso a ele meu respeito, consideração e amizade.
Atribuo o sucesso da Academia Goiana de Medicina ao pulso firme, seguro, objetivo e ético de seus dirigentes e de todos os confrades e confreiras.
Permitam-me, no contexto desta solenidade, expressar o meu orgulho e gratidão por minha origem familiar, determinante para minha formação pessoal e profissional, moldada nos princípios morais, humanitários e cristãos e no meu trilhar como ser humano e médico.
Meu pai – José Antônio de Sousa – falecido em minha adolescência, quando eu tinha 15 anos, e minha mãe – Maria Serafim de Sousa, na simplicidade da vida rural, desde sempre sonharam e se esforçaram para que os filhos tivessem educação superior. Na vontade deles, todos deveriam ser doutores.
Somos quatro irmãos – eu, o mais velho, Jairo – odontólogo, Nélia – empresária e Jânio – médico ginecologista.
Meu tributo de gratidão à minha mãe – Maria Serafim de Sousa, aqui presente, pela garra, coragem, determinação e amor, na condução e orientação familiar, sozinha, após a partida precoce do meu pai, mesmo tendo recebido ajuda e solidariedade de amigos e familiares. Dentre estes quero destacar a Tia Divina Serafim de Pina, minha segunda mãe, que me acolheu nesta cidade para realizar meus estudos. A ela minha eterna gratidão.
Com idêntico orgulho, apresento a família que constituí junto com o amor da minha esposa – Professora Doutora Ana Lúcia Osório Maroccolo de Sousa, médica dermatologista e docente da UFG, e nossos três filhos: André, acadêmico do quarto ano de medicina da UFG, Daniel e Isabela que se preparam para ingressar no curso de Medicina em 2023.
O apoio familiar foi fundamental para que eu pudesse continuar seguindo meu caminho na medicina e na pesquisa, sempre motivado, com determinação, foco e responsabilidade.
Agradeço a apresentação realizada pelo Acadêmico Professor Dr. Waldemar Naves do Amaral – que teceu, com adjetivos elogiosos, passos da minha trajetória na área médica, da qual ele compartilha, quer pela especialidade correlata, quer como professor, e, também, pela amizade que desfrutamos há anos. O Dr. Waldemar é exemplo de dedicação à profissão, um líder atuante em defesa da Medicina e da especialidade. Amigo fiel e batalhador no amparo da ética e da moralidade. Incansável na educação continuada dos médicos no conselho Federal e Regional de Medicina, na Associação Médica, na Universidade Federal de Goiás e admirável professor Livre Docente.
Deixo meus agradecimentos aos vários acadêmicos, familiares e amigos, que me ligaram para felicitar e justificar a ausência nesta noite por questões de saúde, principalmente gripe, Covid ou suspeita dela, mas que me deixaram lisonjeados com a deferência da ligação e do cuidado. Meu muito obrigado. E aos que puderam comparecer, acompanhados dos cônjuges e familiares, não tenho palavras para manifestar minha alegria em tê-los ao meu lado nesta noite tão especial para mim e minha família. Eterna gratidão pelo respeito e consideração.
Assim, encerro minhas palavras, expressando a certeza de que esta data – 10 de junho de 2022 – meu ingresso na Academia Goiana de Medicina, estará gravada para sempre em meu coração, pela honra e felicidade que estou sentindo nesta noite memorável. Coloco-me, à disposição dos meus pares na constante edificação dos projetos e objetivos da Academia Goiana de Medicina, que honrosamente passo a integrar.
Meu comovido muito obrigado.